O talentoso Tó Teixeira

O talentoso Tó Teixeira
  27 de dezembro de 2016
Fotos: Fernando Sette Câmara – Todos os direitos reservados / All rights reserved

Salomão Habib

Mestre na arte de tocar instrumentos e compor canções, Tó Teixeira foi o responsável pela consolidação da música popular urbana de uma Belém no início do século XX. Professor de violão, Antônio Teixeira do Nascimento Filho era requisitado por alunos de várias classes sociais da cidade e seu exímio talento no dedilhar de um instrumento foi a marca que fez seu nome entrar para a história. Hoje, ele também empresta o nome à lei municipal de incentivo à cultura.

A importância cultural do professor de música é tão grande que ele virou tema de livro escrito pelo músico e violonista Salomão Habib. “Tó Teixeira – Vida e Obra” levou 24 anos para ficar pronto e se baseia em diversos materiais, como cadernos, manuscritos, recortes de jornais e depoimentos de pessoas que conviveram com o compositor para a realização do projeto.

Nascido em 1893, no bairro do Umarizal, reduto dos negros no início do século XIX, Tó Teixeira viveu a ascensão e o desenvolvimento urbano da cidade, com as mudanças urbanísticas implantadas com a economia da borracha.