O arquipélago do Marajó está localizado na foz do Rio Amazonas, é banhado também pelo rio Tocantins e Oceano Atlântico. É considerado o maior arquipélago fluvio-marítimo do mundo, com uma extensão de quase 105 mil km² (equivalente a 8% do território paraense) espalhados por quase 2.500 ilhas e ilhotas. O Marajó tem 525.347 habitantes, 6,5% da população do estado do Pará. Fazem parte da região os seguintes municípios: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Cujrralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.
Além da extensão de praias pelo arquipélago de Marajó, o que se vê muito por lá são búfalos. Os animais circulam livremente pelas ruas da cidade e acabaram virando atração turística. Em Soure, o bubalino é utilizado até para policiamento, no 8° Batalhão de Polícia Militar e composto, hoje, por oito animais e oito homens
Em números: a região tem PIB de R$ 2 bilhões; destaque é a produção de palmito (55%), assim como a atividade madeireira, que responde por 29% da extração no estado. É a 2ª região na produção de açaí (30%).