Fotos: Fernando Sette Câmara – Todos os direitos reservados / All rights reserved
“Quem vai ao Pará, parou. Tomou açaí, ficou”. Na música do cantor Pinduca fica claro que o estado com a 2ª maior área territorial do Brasil, também tem um vasto leque gastronômico. Pará da culinária, dos rios, das cidades históricas. Estado de saborosos peixes, do famoso açaí, do tacacá, do pato no tucupi, da maniçoba, etc.
Dividido em 144 municípios, a capital é Belém. Possui também fortes regiões, poderosas por suas economia: Santarém (região Oeste), Marabá (região Sudeste) e região metropolitana de Belém. Locais que passaram a receber grandes investimentos, indústrias, hidrelétricas, multinacionais.
O Pará é um estado de dimensões imensuráveis. De riquezas exploráveis. Com uma produção anual de mais de 320 milhões de frutos e uma área plantada que já supera em muito a casa dos 10 mil hectares em todo o Estado, o Pará é hoje o maior produtor nacional de abacaxi. Outro exemplo é o açaí, o Pará é o maior produtor nacional do fruto, e tem na lista de municípios campeões na geração do açaí Ponta de Pedras, Anajás e Afuá, seguidos por Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins, e ainda Abaetetuba, Bujaru, Cametá e Limoeiro do Ajuru.
E tem muito mais por aí: cupuaçu, bacuri, camarão, caranguejo, exportação bovina e por aí vai…