Fotos: Fernando Sette Câmara – Todos os direitos reservados / All rights reserved
Uma das praias mais bonitas do mundo está no Pará. A vila de Alter do Chão, em Santarém, tem beleza tão exuberante que se iguala a conhecidos paraísos naturais dos roteiros turísticos internacionais. Alter joga o visitante para o coração da Amazônia selvagem. Quem atravessa o braço do Tapajós de catraia, pequenas canoas indígenas, revive a rotina de povos antigos da floresta. Ali também se respira o misticismo da lenda do boto amazônico, espécie de golfinho que surge vestido de branco das imensidões do rio para seduzir e engravidar mulheres. Diz que não falta filho de boto por lá. É o mais procurado balneário da região e parada obrigatória na rota de cruzeiros estrangeiros. Sua praia é temporária, dependendo da cheia do rio. Uma das curiosidades do lugar é o lago verde, cujas águas mudam de cor durante o dia, de azul para verde.
O local ganhou reconhecimento internacional em 2009, quando o jornal inglês The Guardian o colocou entre as dez mais belas praias do Brasil. Tudo isso pelas inúmeras ilhas e extensas faixas de areia branca banhadas pelas águas esverdeadas do Rio Tapajós, cenário que se forma no período da vazante do rio (entre agosto e fevereiro).
Mas não é má ideia visitar Alter durante a cheia. No período de exuberância das águas, dá para aproveitar os passeios de barco e as incursões pela floresta.