Salvaterra

Praia Grande - Salvaterra

Fotos: Fernando Sette Câmara – Todos os direitos reservados / All rights reserved

No Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, o visitante vai encontrar paisagens belas e exóticas – que passam por praias, igarapés, lagos e fazendas. Um desses locais é Salvaterra. Seu roteiro de visitas obrigatórias passa pela histórica Vila de Joanes, sítio arqueológico do período colonial onde encontram-se as ruínas de um antigo convento jesuíta, destruído quando a ordem foi expulsa por determinação da Coroa Portuguesa no século XVIII. A praia fluvial tem água levemente salgada e abriga uma variedade de bares e restaurantes que, além do cardápio tentador, oferecem aos visitantes momentos de relaxamento à beira-mar.

A produção de artesanato e as apresentações de grupos de carimbó, ritmo típico da região, estão constantemente na programação da Associação Educativa Rural e Artesanal da Vila de Joanes (AERAJ), e também em diferentes espaços de Salvaterra.

A distância entre o porto e a vila de Joanes é de aproximadamente 22 km. Do Camará, é possível ir de van até a comunidade. Se for de carro, basta seguir a sinalização. Ainda em Salvaterra, a Praia Grande também recebe muitos turistas.