Fotos: Fernando Sette Câmara – Todos os direitos reservados / All rights reserved
No Pará, o ofício da luteria revela grandes profissionais na arte de construir instrumentos de corda. Um desses artífices de maior destaque se chama Márcio Luthier. Com uma carteira de clientes como Paulinho da Viola, Jorge Aragão e o grupo Revelação, e até jogadores de futebol, como Dante, o artesão atrai a atenção de grandes músicos para o Estado.
Márcio Luthier tem mais de 20 anos na arte da luteria, e confecciona não apenas cavaquinhos, mas também violões e banjos. Ele se diz um artesão dedicado ao trabalho, e chegou a buscar mais conhecimento sobre o ofício em São Paulo, onde morou por dois anos para aperfeiçoar a técnica de construção de instrumentos. Hoje, ele fabrica os cavaquinhos no ateliê montando na própria casa, seguindo uma rotina puxada. Em seu trabalho, é preciso entender de tipos de madeira, de afinação e de música, um talento que não falta ao luthier.
“Tem que respeitar o instrumento e ter o mínimo de sensibilidade”, costuma dizer o artífice, que se destaca cada vez mais nessa terra de músicos chamada Pará.