Fotos: Fernando Sette Câmara – Todos os direitos reservados / All rights reserved
A artista plástica Drika Chagas é um dos nomes mais proeminentes do grafite em Belém. Com seu trabalho reconhecido nacionalmente, ela quebra a barreira do preconceito e divulga o conhecimento a arte urbana na Amazônia, ajudando a consolidar a técnica no cenário cultural da região.
Drika Chagas começou a fazer grafites aos 14 anos. Hoje, é uma das fundadoras do Projeto R.U.A. (Rota Urbana pela Arte), que tem como objetivo revitalizar fachadas no bairro da Cidade Velha, em Belém. A iniciativa envolve os moradores do bairro e conta com incentivo do poder público. Muitas vezes confundido com pichação, o grafite é atualmente uma forma das principais formas de expressão da juventude de grandes centros urbanos, como Nova York (EUA), Paris (França), Tóquio (Japão) e São Paulo (Brasil).
Drika Chagas diz que gosta de trabalhar mais com personagens, explorando formas de estamparia, de textura, versando sobre o surrealismo, um estilo que, para ela, reside no limiar entre a melancolia e a comicidade.